SP Treinamentos

O que é Skidder Florestal?

O skidder é um maquinário com grande similaridade a um trator, podendo se movimentar por rodas ou esteiras articuladas. Ele possui garra ou um guincho, assim sendo versátil para as toras mais compridas, permitindo até árvores inteiras se necessário por meio do sistema de arraste.

Segurança

Ele reduz o número de pessoas trabalhando próximo às toras durante o transporte ou baldeio. Conforme o modelo selecionado, todo o processamento do material pode ser realizado sem o contato direto do operador com a madeira. Melhorando assim a segurança do ambiente de serviço e reduz significamente a chance de acidentes relacionados à atividade.

Controle

Um desafio tradicional no cenário corporativo atual é a redução de custos. As empresas modernas estão constantemente procurando maneiras de otimizar seu fluxo de tarefas. Desta maneira, investir em um skidder é uma ótima forma de controlar e otimizar custos. Ele permite que as empresas sejam mais inteligentes sobre seus instrumentos. A chance de quebra da tora durante a locomoção será reduzida, o que evitará o desperdício. Também, chegará nas melhores condições aos armazéns, utilizando seu aproveitamento maximo.

Produtividade

Evidente que trabalhar com uma máquina especial para esse tipo de atividade proporciona um aumento maior na produtividade. Com os skidders não será diferente, pois o tempo necessário para coletar e transportar uma tora (ou um conjunto de toras) madeireira será bem reduzido, ocorrendo de forma mais adequada e diligente. É por causa da mecanização completa da atividade. Com isso, a empresa cria uma rotina flexível em seu cotidiano, tornando menos difícil atender às demandas do setor florestal. Dessa forma, sua competitividade torna-se crescente por meio da expansão contínua da cadeia operacional. Logo, o skidder é essencial para quem pretende manter um processo de movimentação de toras bem estruturado e com o mínimo de erros.

O que é Garra Traçadora Florestal?

A garra traçadora é uma das máquinas de maior produtividade na execução do esquema de toras madeireras com medida variantes. Sua indicação é para atividades em que as toras serão atribuídas à produção de energia, celulose, madeira picada ou triturada, entre outras.

Garra traçadora: Consiste em uma garra que é adaptada a uma escavadeira hidraúlica para efetuar o traçamento e carregamento de árvores inteiras (até 20 árvores por ciclo). Apresenta como desvantagem a necessidade de um desgalhamento prévio.

O que é Feller Bucher Florestal?

O Feller-buncher constitui uma das máquinas de maior utilização durante a colheita florestal, sua estrutura base é a de uma escavadeira hidráulica, pois seu principal objetivo é realizar a derrubada e o acumulamento das árvores sem sequência, assim agilizando o processo. Este é um trator florestal equipado com um cabeçote com ferramentas de corte, como tesoura, bloco ou disco. O cabeçote permite acumular várias árvores em um grupo após o corte formando assim um feixe. Portanto, as árvores são processadas ao mesmo tempo, agilizando o processo.

 

Diferença entre Harvester e Feller Buncher

 

O princípio de operação do equipamento é semelhante. A diferença está principalmente no cabeçote. O feller buncher tem a capacidade de acumular toras em seu cabeçote, o que aumenta a produtividade do serviço. De fato, dessa forma ele consegue cortar e processar várias árvores ao mesmo tempo. A colheitadeira pode trabalhar simultaneamente com uma tora. Nesse sentido, enquanto um Harvester é projetado para toras curtas, um feller buncher é mais adequado para toras longas.

O que é Harvester?

No setor madeireiro o Harvester é uma máquina de muita versatilidade. De maneira técnica, esse maquinário é um máquina base de grande porte, capaz de derrubar, desgalhar, empilhar e traçar a madeira, removida das limitações florestais, de forma segura e ágil, inevitavelmente nesta ordem e, podem ser adaptadas em bases de pneus, esteiras, entre outros – dependerá de onde, a máquina estiver operando.

Ele está projetado para operar, no sistema de toras de madeiras curtas, em que notavelmente o processo, de extração acontece por meio do forwarder, que também é uma máquina utilizada para  atividades de colheitas florestais. Ele tem um maquinário base, em formato de braço na sua extensão e um cabeçote em sua extremidade. Destaca-se que o harvester deve ser trabalhado com o chamado cabeçote de harvester, pois é seu importante equipamento para que o seu trabalho seja realizado.

O que é Fowarder Florestal?

Um forwarder florestal é um equipamento utilizado na colheita florestal cujo objetivo é transportar toras de madeira recentemente cortadas, principalmente no sistema de toras curtas. A máquina contém garras e é dotado de um talhão, para que as toras colhidas possam ser guardadas e transportadas de modo seguro e em bastante quantidade. Assim sua atuação é desde a colheita, até o descarregamento das toras de madeiras. Estando presente nas áreas de colheita e no pátio durante as etapas de produção este maquinário pode vir com rodados de esteira, semiesteira e pneus com tração.

Forwarder ou Trator?

Os forwarders florestais não podem ser confundidos com tratores equipados com implementos de carregamento. Este tipo de dispositivo é normalmente um trator agrícola que foi modificado para executar operações semelhantes às de um trator florestal. A qualidade da operação depende muito disso. Afinal, isso será feito por um aparelho não destinado a essa área e atividade. Com isso, a operação apresenta menor produtividade e maior propensão a inatividade e acidentes. Além disso, em geral, o forwarder florestal pode ser usado para mais operações. Isso dá às empresas maior velocidade e versatilidade em suas operações diárias, permitindo que as equipes obtenham resultados de forma mais fácil e sem ter que passar por várias etapas de produção em diferentes máquinas.

 

 

SP Treinamentos e Consultoria

O que é grua florestal?

 

A grua florestal é um maquinário utilizado para remover árvores, caracterizada com braço telescópio duplo a fim de fornecer um grande alcance, destaca se que este braço pode ser compacto durante o transporte. O equipamento possui mangueiras internas e também coluna, diminuindo assim danos e permitindo que os operadores acessem com maior facilidade as mangueiras para manutenção.

 

Vantagens da grua florestal

Possui inúmeras vantagens em relação a outros equipamentos de madeira, como facilidade de operação, segurança, desempenho e flexibilidade. Portanto, garras florestais são comumente usadas para transportar madeira na forma de toras,  aparas e outros produtos florestais. No entanto, eles também podem ser usados ​​para outras tarefas, como levantar e transportar toras caídas, pavimentar estradas na floresta e, ao mesmo tempo, ajudar a extinguir incêndios.

Além da madeira, a carregadeira florestal também pode ser utilizada para erguer e transportar outros materiais pesados, como pedras, blocos de concreto e outros objetos pesados. Como tal, é extremamente útil na construção de obras civis e obras em geral, principalmente devido à sua durabilidade. Por isso, a principal vantagem da garra florestal é seu alto desempenho, que foi desenvolvido para facilitar o processamento de materiais encontrados na floresta. Quando pode carregar grandes quantidades de madeira ou outros materiais pesados, pode fazer o trabalho de várias pessoas em apenas alguns minutos. Além disso, a garra da floresta é extremamente segura graças a inúmeras proteções contra acidentes.

Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB
whatsapp-gif Fale
com um
especialista
×